Banhistas devem ficar atentos para risco de raios em praias

20 JAN 2017
20 de Janeiro de 2017

Além dos alagamentos e deslizamentos de terra, as tempestades do verão trazem também um perigo que se tornou mais freqüente no Brasil nos últimos anos: os raios. Durante as férias nas praias brasileiras os banhistas devem tomar cuidado para evitar acidentes. As praias são lugares onde as pessoas ficam mais vulneráveis a descargas elétricas.

O número de relâmpagos no Brasil aumentou 40 por cento nos últimos dois anos. Dados do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, apontam para a ocorrência de 45 mortes no ano passado provocadas por raios.

As descargas elétricas podem provocar queimaduras, rompimento nos tímpanos, paradas cardíacas, problemas no sistema nervoso e até a morte. O especialista em segurança da Aspomil, Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves faz algumas recomendações para se proteger de acidentes:

  • Evite nadar durante a tempestade e saia da água: mares, rios e piscinas que são ambientes condutores de eletricidade;
  • Fique longe de árvores, cercas de arame e varais metálicos;     
  • Dentro de casa, evite o uso de telefone e de celulares conectados a carregadores,
  • Não use  chuveiro elétrico; e nem segure objetos metálicos;
  • Tire da tomada os equipamentos eletrônicos para que não sejam danificados;
  • Ao andar na rua, as opções seguras de abrigo são veículos fechados, casas ou prédios, dentro de metrôs e túneis subterrâneos;

O litoral brasileiro concentra a maior incidência de raios na região Sudeste, principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O Brasil é líder mundial na incidência do fenômeno e registra mil e novecentas mortes nos últimos 15 anos, boa parte delas no Verão.

O conteúdo desta matéria earquivo de áudio mp3 (em anexo), foi produzido com qualidade jornalística e qualidade de áudio para utilização livre e gratuita, disponibilizados  por e-mail para esta emissora.

*Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves, é especialista em segurança e dirigente da Aspomil, Associação de Assistência Social dos Policiais Militares de São Paulo.

Av. Celso Garcia, 3.976 – Tatuapé – SP – CEP 03064-000

Fone (11) 3562-6005 - Email aspomil.radio@uol.com.br

Voltar


Copyright © 2011 ONLINE PRODUÇÃO -   Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser copiado de forma diferente da referência individual comercial com todos os direitos autorais ou outras notas de propriedade retidas, e depois, não pode ser reproduzido ou de outra forma distribuído. Exceto quando expressamente proibido acima, você não deve de outra forma copiar, mostrar, baixar, distribuir, modificar, reproduzir, republicar ou retransmitir qualquer informação  contidos neste site ou qualquer parte deste em qualquer meio eletrônico ou em disco rígido, ou criar qualquer trabalho derivado com base nessas imagens, texto ou documentos, sem o consentimento expresso por escrito da ON LINE - Produção.