A crise nos presídios: Força Nacional é mobilizada para reforçar a segurança  

20 JAN 2017
20 de Janeiro de 2017

Homens da Força Nacional estão em Roraima e no Amazonas para reforçar a segurança dos presídios onde ocorreram rebeliões que resultaram nas mortes de cerca de 100 pessoas, desde o inicio do ano. A medida faz parte do auxílio do governo federal a sete Estados que pediram ajuda. Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins também pediram auxilio do governo federal.

Nos últimos anos nada foi feito para resolver ou minimizar os problemas do sistema prisional. O Estado perdeu o comando dos presídios no País, aponta o especialista em Segurança da Aspomil, Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves.

Além de homens, os governos dos estados pediram equipamentos e armamentos e a transferência de presos mais perigosos para presídios federais. Segundo o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, as vagas serão oferecidas assim que o Judiciário autorizar as mudanças, a serem feitas pela Polícia Federal.

Durante anos, a omissão dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário abriu espaço para o crime organizado, que passou a gerenciar a vida dos presos; e com isso o Estado deixou de cumprir as medidas previstas na Lei de Execuções Penais, destaca o especialista Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves.

Em Manaus, uma força-tarefa de defensores públicos realizará um levantamento dos processos dos detentos no Estado do Amazonas. O objetivo do mutirão é diminuir o número de presos no Estado, que foi palco de um massacre no Complexo Anísio Jobim, no primeiro dia do ano.

O conteúdo desta matéria earquivo de áudio mp3 (em anexo), foi produzido com qualidade jornalística e qualidade de áudio para utilização livre e gratuita, disponibilizados  por e-mail para esta emissora.

*Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves, é especialista em segurança e dirigente da Aspomil, Associação de Assistência Social dos Policiais Militares de São Paulo.

Av. Celso Garcia, 3.976 – Tatuapé – SP – CEP 03064-000

Fone (11) 3562-6005 - Email aspomil.radio@uol.com.br

Voltar


Copyright © 2011 ONLINE PRODUÇÃO -   Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser copiado de forma diferente da referência individual comercial com todos os direitos autorais ou outras notas de propriedade retidas, e depois, não pode ser reproduzido ou de outra forma distribuído. Exceto quando expressamente proibido acima, você não deve de outra forma copiar, mostrar, baixar, distribuir, modificar, reproduzir, republicar ou retransmitir qualquer informação  contidos neste site ou qualquer parte deste em qualquer meio eletrônico ou em disco rígido, ou criar qualquer trabalho derivado com base nessas imagens, texto ou documentos, sem o consentimento expresso por escrito da ON LINE - Produção.